Savage Worlds: Dúvidas de Regras – Respostas Oficiais II

Savage Worlds é um sistema direto e simples, mas sempre rola uma pergunta aqui e acolá. Na verdade o fórum oficial, no momento em que escrevo este tópico, tem 81  páginas de dúvidas,  4 páginas desde o útlimo post com respostas oficiais.

Levando isso em conta, resolvi trazer algumas respostas interessantes dos donos do nosso tão amado RPG. Algumas podem parecer óbvias, outras nem tanto. Será que tem algo aí que não sabia?

Sobre Poderes:

1. Se eu Lançar Voo em mim e outros 2 amigos, custando no total 5PPs, manter o poder ativo continua sendo 1PP por rodada?

Não, o custo adicional por alvo também vai para a manutençao do poder. No caso citado, manter o voo custaria 3PP por rodada. Manter cinco alvos voando custaria 5PP por rodada. O mesmo se aplica para qualquer outro poder que afete múltiplos alvos.

2. De acordo com o Livro de Regras, conseguir uma ampliação ao lançar o Poder Medo força -2 de penalidade na rolagem de Espírito do alvo. Essa penalidade também se aplica no Teste de Medo?

Não. Essa penalidade existe apenas na habilidade medo de alguns monstros.

3. O Livro de Regras deixa claro que só é possível uma única rolagem de cura por alvo. O mesmo vale para o poder Curar. Um conjurador pode curar o mesmo alvo sucessivamente? Ele pode usar o poder Curar para remover 2 ferimentos e depois curar com perícia o último ferimento do alvo?

Sim, nada impede um conjurador de usar o poder Curar no mesmo alvo. Os únicos fatores limitadores são os Pontos de Poder do conjurador.

Ele também pode usar a perícia Curar uma vez após ter usado o poder Curar como no seu exemplo, desde que ainda esteja dentro da regra da hora de ouro.

 

4. Se meu anão possui 2 poderes de armadura com manifestações diferentes, eles se acumulam? Por exemplo, posso lançar minha Proteção Divina para ganhar uma armadura de luz e logo em seguida minha Bênção da Terra para transformar minha pele em pedra? (dois poderes de Armadura com manifestações diferentes).

Manifestações diferentes não permitem que você acumule poderes semelhantes. No caso de Armadura, o poder só se acumula com armaduras físicas.

 

Sobre Combate:

5. Sobre Rajadas de tiro, o que é preciso acontecer para ela ser uma falha crítica?

Uma falha crítica aconteceria com um resultado de 1 no Dado Selvagem e outro 1 em um outro dado de ataque. No caso de Fogo Automático, um resultado de 1 no Dado Selvagem e em qualquer outro dado de ataque.

Não é falha crítica se todos os dados de ataque resultarem em 1 mas o Dado selvagem não.

6. Como Varredura e Atacar Primeiro interage com armas de alcance maior, como uma pique, lança ou alabarda?

Tanto Varredura quanto Atacar Primeiro agem contra “alvos adjacentes” e o alcance da arma não altera o que é um alvo adjacente, de modo que ambas as vantagens não se beneficiariam de maior alcance se utilizados com essas armas.

7. Está descrito nas regras da Vantagem Atirador que ela não pode ser utilizada com armas com CdT maior que 1. Isso quer dizer que não posso usar Atirador com Disparos Duplos e Rajadas de Três Balas?

Na verdade você poderia usar Atirador com Disparos Duplos e Rajadas de Três Balas.

Porém, esses dois tipos de ataque só podem ser utilizados por armas com CDT 2 ou maior, então usar Atirador acaba não sendo possível.

 

Sobre Regras Gerais:

8. Um personagem Abalado pode se movimentar?

Segundo a regra de Abalado -> Um personagem Abalado pode apenas realizar ações livres.

Segundo a regra de Ações livres -> Algumas ações menores são “livres” e não infligem penalidades por ação múltipla. Falar uma ou duas frases curtas, deslocar-se dentro da Movimentação do personagem, cair prostrado, resistir a rolagens opostas ou largar um item são todos exemplos de ações livres.

Então sim, um personagem Abalado pode se movimentar.

 

________________________________________________________________________

Lembrando claro, que quem narra a história é o Narrador, não o livro de regras! Viva a regra de ouro. Vamos ficar feras na crocância para aproveitar a maciez fantástica dos cenários que temos na nossa terrinha! (Accursed, Deadlands e outros!)

Está tentando imaginar de onde tirei esse pacote de respostas? Navegue no fórum oficial! =)

Para finalizar, dê uma olhada Na sessão Tira-dúvidas 1

Vitor T. Machado

2 Comments

  1. Grande postagem, Vitor. Utilidade pública total!

    Sobre poderes, eu interpretava diferentemente o 1 e o 2.

    1) Sobre manter um poder, geralmente diz que o poder pode ter mais alvos com o gasto de mais pp na ativação, e eu acabava entendendo que O PODER se tornava com vários alvos (sob o mesmo poder) e com isso mantê-lo mantinha de todos. Logo Aumentar Característica aumentava a Força de 2 aliados mais a do conjurador ele gastaria apenas 1 ponto para manter além da duração, pois seria um poder com 3 alvos, mas na realidade para manter cada alvo funciona como se fosse 3 poderes diferentes ativados com o mesmo teste.

    2) Aqui nunca aconteceu em mesa, mas eu interpretava que essa penalidade iria para a rolagem da tabela de medo pelo fato da tabela dizer que a penalidade no teste de medo valeria como um bônus pra tabela. Mas estava errado. Isso torna o poder menos “mortal” (já que nunca vai matar ninguém do coração).

    As demais eu seguia a mesma linha das respostas.

    – Nando Alves (Savagecast)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *