Complicações Complicadas

As Complicações de Savage Worlds se dividem em dois tipos: as que importam, e as que não importam. Será?

Para mais informações visite www.vitortonini.com
Foto cortesia de Internet Archive Book Images

Já é dito velho que a magia do RPG está no poder das escolhas e na interpretação de papéis, com um toque de regras para dar aquela encorpada no caldo.

No caso das Complicações de Savage Worlds, existem aquelas que de fato afetam as regras do jogo, geralmente forçando penalidades, e outras que ficam só na base da interpretação.

Essa postagem é para você que não gosta de deixar tudo na base da interpretação, ou acha que seu jogador precisa de um empurrãozinho básico para fazer valer aqueles pontos comprados na criação de personagem.

É importante citar que as sugestões abaixo devem ser empregadas junto com o texto das Complicações do livro de regras Savage Worlds.

Complicações de Verdade

Arrogante

Você não admite qualquer tipo de provocação ou intimidação, isso realmente mexe com seus nervos. Ninguém tripudia sobre você!

O personagem sofre -2 de penalidade para resistir a testes de vontade. Também sofre -2 em todas as rolagens de Característica na rodada seguinte após ter sido vítima de manobras de Truque (SW, p. 100).

 

Boca Grande

O personagem sofre -2 em rolagens de Perceber e Persuasão enquanto guarda um segredo. A penalidade some por um dia se ele contar o segredo para alguém, ou por cinco dias caso o ouvinte tenha a Complicação Curioso.

 

Cauteloso

O personagem sofre para se adaptar a situações dinâmicas. Ele sempre começa uma rodada surpresa Abalado.

 

Código de Honra & Voto

O personagem sofre -2 em rolagens de Perceber, Concentração e para resistir a Fadiga por 5 dias caso desrespeite seu juramento. Essas penalidades são oriundas da própria consternação e frustração do personagem por ter violado o que acredita.

Curioso

O personagem é fraco a tentações e costuma ceder a qualquer forma de compulsão. Ele sofre -2 em rolagens para resistir a efeitos de encantamento ou ilusão.

 

Desejo de Morrer

O personagem não tem muita motivação e dificilmente se apoia nos companheiros. Ele não é afetado por Vantagens de Liderança.

 

Excesso de Confiança

O personagem sempre acredita que terá sucesso. O narrador nunca conta ao personagem qual a Dificuldade e as penalidades das rolagens de Característica que o personagem faz.

Apenas os bônus.

 

Ganancioso

O personagem sempre quer ganhar, em todas as situações. Ele sofre -2 em rolagens de Manha ou Persuasão para adquirir ou vender mercadorias. A penalidade sobe para -4 caso seja uma Complicação Maior.

 

Heroico

O personagem tem o coração mole. Ele sofre -4 em rolagens de Persuasão para negociar remunerações. Basta estar presente. Se outro personagem estiver negociando, o personagem heroico interferirá.

 

Leal

É extremamente difícil para o personagem leal ferir seus aliados. Ele sofre -1 em rolagens de ataque de área (por exemplo, granadas ou poderes de área) ou situações que aplicam a regra de Espectadores Inocentes (SW, 96) quando há aliados dentro da área de efeito. Ele, involuntariamente, sempre se restringe quando há aliados em perigo, e nem sempre isso é bom.

 

Teimoso

Quando não está de acordo com o que está acontecendo, o personagem sofre -2 em qualquer rolagem cooperativa (SW, p. 80).

 

Vingativo

O personagem jamais esquece um insulto em combate. Sempre que sofrer um ferimento, o personagem vingativo precisa atacar aquele alvo até abatê-lo ou retirá-lo do combate (ele pode morrer ou fugir, por exemplo).

Para mudar de alvo, o personagem vingativo precisa fazer uma rolagem de Espírito com -1, ou -2 em caso de uma Complicação Maior.

 


Nem sempre essas alterações são necessárias, porque têm muitos jogadores que realmente gostam de abraçar suas falhas. São elas que fazem eles serem o que são.

Não obstante, às vezes elas são válidas para demonstrarem através das regras como a Complicação do personagem se aplica no mundo.

Aqui você viu sugestões apenas para as Complicações do Savage Worlds livro de regras. Espero que sirva de estopim para você dar mais cor a outras Complicações de outros livros do sistema.

Até!

2 Comments

  1. Cara, muito legal isso. É interessante essa abordagem exatamente quando o jogador teima em “esquecer” das Complicações (e não é muito legal o narrador ter que ficar conduzindo arbitrariamente o PJ!).
    Eu curti muito as ideias! Muito mesmo! O Vitor tava inspirado!

    Vou testar isso em mesa (mas vou ter que fazer um Doc e imprimir)..

    Só achei que o texto do Arrogante não está muito claro!
    “O personagem sofre -2 de penalidade para resistir a testes de vontade e em todas as rolagens de Característica na rodada seguinte após ter sido vítima de manobras de Truque (SW, p. 100).” Então ele recebe -4 no total para resistir a testes de vontade? E o -2 de penalidade no TdV é somente após ter sido vítima de um truque?
    E a vantagem Leal me lembrou outra do compêndio de horror (“Imã de Balas”) que tem a ver com a mesma regra, mas não lembro como ela aborda, se é redundante ou não.

    Um abraço!

    1. “Só achei que o texto do Arrogante não está muito claro!”
      Dei alguns destaques para deixar mais claro. A penalidade do truque vem da ideia de que o personagem arrogante fica irritado quando cai em um truque. Ele sofre -2 na rodada DEPOIS de sofrer um truque, por orgulho e afetação.

      E sobre o imã de balas eu fui lá ver. A desvantagem é confusa no texto, mas em síntese ela faz você ter mais chances de sofrer com balas perdidas… E é Maior. O que faz a sugestão de Leal como está extremamente punitiva.

      Vlw por apontar e por sempre comentar.

      Leal está transformado agora e se revelou o mais difícil. É preciso ser um empurrão bem situacional, pois é uma complicação menor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *