Dúvidas de Regras Edição Especial – Lutar com Duas Armas & Ataques Múltiplos

Novo Modelo de Tira Dúvidas

Em vez de sair coletando uma série de dúvidas de regras e mantê-los atualizados sobre o que andam perguntando no fórum oficial, decidi iniciar um projeto distinto. Mais inteligente, eu diria.

Vamos concentrar cada postagem de Dúvidas de Regras em um tema só, assim fica mais fácil para as pessoas encontrarem o que precisam.

Eu nunca acho essas postagens interessantes, mas são, de certa forma, necessárias. Para começar, vamos com um assunto espinhoso que sempre suscita discussões por aí.

Lutar com Duas Armas & Ataques Extras

1. O que acontece quando um personagem que possui as Vantagens Lutar com Duas Armas e Ambidestro precisa sacar suar armas e atacar na mesma rodada?

Ele estará realizando 3 ações e precisará realizar uma rolagem de Agilidade para sacar as armas: sacar armas + dois ataques

O teste de Agilidade sofre a penalidade inteira de três ações, -4; Ambidestro remove -2 da mão inábil; Lutar com Duas Armas remove -2 apenas dos ataques; de modo que ambos os ataques sofrerão -2 pela ação de sacar as armas.

2. Se um personagem ganha um ataque devido a Vantagens (Como Contra Ataque ou Atacar Primeiro) que ele possui, ele fica impedido de realizar ataques extras com aquela arma no futuro quando for agir?

Não fica impedido não. Ataques adquiridos dessas formas são considerados livres. Ataques livres são bacanas! 😀

3. A Vantagem Contra-Ataque não pode ser usada com a manobra Defesa Total. Mas é possível usar Defesa Total apenas com a arma principal e ainda deixar a arma na mão inábil livre para atacar?

Não. Contra-Ataque não pode ser utilizado com nenhum tipo de Defesa Total. Se é que existe mais de um tipo.

4. Quais as penalidades de um personagem que faz três ataques com Ambidestro, Lutar com Duas Armas e Frenesi?

No texto de Frenesi (SW, p. 36) diz que o personagem sofre -2 em TODAS as penalidades de Lutar da rodada. Ou seja, embora as Vantagens removam as penalidades “normais”, todos os ataques ainda sofrerão -2.

5. Ao realizar múltiplos ataques, somamos o dano de todos os golpes que acertaram e comparamos com a Resistência do Alvo?

Não. Cada ataque é computado individualmente contra a Resistência do alvo.

6. É possível lançar dois Poderes na mesma rodada sofrendo penalidade por ações múltiplas?

Pelo livro de regras, há duas formas de fazer isso acontecer. Primeiro, com Ciência Estranha não é preciso utilizar a mesma perícia para dois poderes diferentes. Você pode por exemplo utilizar Atirar com sua arma de Raio de Fogo e ativar seu cinto da Invisibilidade.

A segunda alternativa é usando as regras de Antecedente Arcano: Super Poder. Como cada “super poder” requer uma perícia diferente, será possível sim utilizar dois ou mais como ações múltiplas.


Se tiverem mais dúvidas, por favor deixem nos comentários. Caço as respostas no fórum oficial. Fiquem à vontade para sugerirem o tema para o próximo “Tira dúvidas”.

Até.

2 Comments

  1. Estou mestrando uma aventura cyberpunk e grande parte das duvidas são encerradas lendo seus artigos. Algumas coisas são complexas de se entender quando se mestra savage pela primeira vez. Obg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *