Savage Worlds: Weird Wars II para quem não gosta de guerra

Eu não sou muito fã de jogos baseados na Segunda Guerra ” é a primeira coisa que muitos pensaram quando souberam do financiamento do Weird Wars II para Savage Worlds.

Outros têm interesse sim em campanhas de guerra, mas não somente a Segunda Guerra Mundial e se perguntam o que vão conseguir ao comprar o Weird Wars II para Savage Worlds.

Pois é, eu estou aqui para ajudar essas pessoas a se decidirem, especialmente porque outros portais já fizeram boas resenhas sobre o cenário e o mundo não precisa de outra.

Porém, algumas perguntas não foram respondidas. É aqui que espero ajudar.

Quatro motivos para adquirir o cenário Weird Wars II

1. Vantagens e Complicações:

Especialmente as da linha de Liderança. Com Weird Wars II você vai ganhar conteúdo para narrar qualquer aventura envolvendo um grupo organizado.

Por exemplo:

  • uma equipe de mercenários em um cenário de fantasia medieval.
  • Perfeito para eventuais aventuras rápidas e campanhas em Accursed baseadas na guerra contra as Bruxas.

O Antecedente Arcano Mago de Sangue também merece menção, porque é um recurso perfeito para vilões de literalmente qualquer cenário. Sua mecânica é bastante simples e perfeita para antagonistas.

2. Camadas de Severidade Á sua Campanha

Com os recursos oferecidos pelo livro para situações bem realistas, é possível botar os pés dos seus jogadores no chão. Algumas regras podem ser usadas inclusive em aventuras modernas quando as coisas ficam sérias, ou em aventuras supers com pegada realista e mortal:

  • Armadilhas
  • Equipamentos de Demolição
  • Nova lista de Armamentos (quem sabe aumente a periculosidade de sua campanha de espionagem noir durante a guerra ou na Guerra Fria)
  • Fogo Pesado (como cruzar um tiroteio)
  • Doenças
  • Paraquedismo (porque não? Não existem aero dirigíveis no seu mundo?)
  • Novas regras de combate aéreo e naval. (Como por exemplo, seu super herói dando um rasante deixando um rastro destruidor com sua rajada ótica, Muito parecido com o que um avião faz)
  • Regras para (in)sanidade. (valiosas especialmente se você não tem o Compêndio de Horror)

3. A Melhor Aula de História do RPG

Talvez o que não te agrade sobre a Segunda Guerra Mundial seja o que você vê nos cinemas, os Ryans, as múltiplas Paris destruídas e tanks alemães andando na lama, mas o evento não se chama mundial por capricho ou ego. Houve combates, ou teatros, como o livro chama, que possam te interessar.

  • Britânicos vs alemães no sul da África
  • Britânicos vs Japoneses na Birmânia
  • Australianos vs japoneses nas Ilhas Salomão
  • Brasileiros vs X (porque a Retropunk está preparando um suplemento com informações sobre as Forças Expedicionárias Brasileiras – FEB)

É comum a livros de RPG dedicarem um grande número de páginas à ambientação.  Isso ocorre em Weird Wars II e é extremamente atraente e abrangente. As informações são sucintas e convidativas, mesmo para os não tão interessados em guerra assim.

4. Monstros

São 31 monstros no total. Se não acha esse número expressivo, olhe para o ano que passou e tente lembrar quantos monstros você realmente utilizou nas suas campanhas.

Em Weird Wars II eles são chamados Horrores, mas seus conceitos se encaixam perfeitamente em cenários de investigação fantástica no estilo “O Retorno da Múmia” e terror urbano, porque são, em sua maioria, baseados em lendas das regiões onde houve conflito.

 


Como pode ver, Weird Wars II pode sim ser de muita utilidade para você que não tem a menor vontade de jogar histórias da Segunda Guerra Mundial (Embora isso possa mudar quando você ler o livro graças ao ótimo texto e a veracidade de informações que fazem ideias de aventuras borbulharem na mente).

Apesar disso, vale sempre lembrar que ele não é um compêndio e a versatilidade não é seu carro chefe. Ainda assim, ele não vem todo fechado em seu único universo. É possível aproveitar muito do seu conteúdo em cenários distintos, como descrevi na matéria.

Para finalizar, é importante mencionar o poder pedagógico e lúdico do cenário. É gritante o potencial de Weird Wars II com escolas e adolescentes que estão estudando História.

Como Obter o Cenário

No momento da publicação o financiamento de Weird Wars II está nos seus últimas dias. Espero que esse panorama sobe Weird Wars II tenha lhe ajudado a decidir se quer ou não ver o cenário, na sua mesa e no Brasil.

Caso esteja passando por aqui depois do financiamento coletivo, considere visitar a página da Retropunk. Outra alternativa é visitar o site do RPGNOW e comprar o PDF por lá em dólar.

Sem mais,

até mais!

LINKS:

Weird Wars II Financiamento Coletivo

Weird Wars II no RPGNOW

Weird Wars I (Não está vindo para o Brasil por hora)

Weird Wars Rome (Idem)

Imagens incríveis para te por no clima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *